Testando
Os 7 P’s são as iniciais do composto de marketing que norteiam o planejamento estratégico de qualquer empresa ou negócio: Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Evidências Físicas e Processos. 1) Produto: Produto é um bem material (tangível) ou imaterial (intangível) oferecido a um mercado, visando à satisfação de um desejo ou necessidade por parte dos clientes. Os produtos tangíveis podem ser divididos em dois grupos: bens duráveis e não duráveis. Enquanto os produtos intangíveis são classificados como serviços, pessoas (atletas, políticos etc.) locais (cidades turísticas), organizações (Unicef, igrejas) ou ideias, os tangíveis são aqueles palpáveis, que conseguimos ver, tocar e testar. 2) Preço: É um elemento complexo e sensível pois afeta diretamente a receita e o lucro. Este elemento inclui muitas variáveis, que vão desde os custos do produto até o preço para o consumidor, passando por descontos e valores de venda para os canais. É necessário estabelecer o objetivo definido para a determinação do nível de preço escolhido (baixo, médio, alto, luxo) para os produtos, além de visualizar o preço da concorrência e avaliar se estão compatíveis com o mercado. 3) Praça: É um conjunto de elementos que visa tornar o produto disponível para o consumidor onde e quando ele o desejar. Isso inclui elementos como os canais de distribuição, logística de mercado e algumas variáveis que integram esses elementos. 4) Promoção: Nesta parte do plano, deve-se analisar o público-alvo da empresa e avaliar se os esforços feitos são capazes de atingir esse público, visualizando a mídia escolhida bem como as ferramentas de promoção de vendas utilizadas. O consultor deve listar todas as ações de comunicação da empresa analisada comentando-as quanto a sua eficácia e qualidade. 5) Pessoas: São os funcionários que interagem com o cliente. Estes podem ser denominados como pessoal de contato ou provedores de serviços. O pessoal de contato são pessoas com quem o cliente tem aproximação breve, como recepcionistas e atendentes de estacionamento. Já os provedores de serviço são os provedores principais do serviço final, como dentistas, médicos ou professores.
6) Projeto de Evidências Físicas: A evidência física de uma empresa inclui elementos que compõe o estabelecimento: design exterior, sinalização, paisagismo, equipamentos usados para servir o cliente diretamente ou para gerenciar a empresa, layout, cartões de visita, itens de papelaria, aparência dos funcionários, uniformes e folhetos. 7) Processos: É importante que o cliente sinta-se próximo da empresa. Para isso, deve-se descrever todo o fluxo de atividades que produzem o serviço: o acompanhamento do cliente em seus primeiros contatos com a empresa – detalhando todos os procedimentos necessários para a negociação – o envolvimento do mesmo durante todo o processo de elaboração do serviço, e finalizar relatando como é feito o relacionamento de pós-venda e/ou execução do serviço.
É importante trabalhar com os 7P's em três fatores: importancia do fator humano (empatia, atenção, proatividade, flexibilidade, humildade, etc), temos que ter nos processos atividades e procedimentos necessários á elaboração, negociação, execução e finalização de um projeto e nas evidências físicas temos que ter várias ferramentas de tranalho para deixar a empresa apresentável. Só assim teremos uma entrega de valor da organização para seu público-alvo, fidelizando clientes e crescendo no mercado.

1 Comments
teste
ResponderExcluir